quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O custo da qualidade – 4ª parte


Debater o custo aluno-qualidade não é algo abstrato. A educação é uma política pública que conta com recursos alocados nos orçamentos federal, estaduais e municipais. Além disso, possui vinculação obrigatória de recursos estabelecida na Constituição Federal.
Nesta semana o IPEA lançou mais um Comunicado da Presidência, o de número 14, esmiuçando os dados da PNAD 2007, desta vez trabalhando as informações da renda no Brasil.
Ao final do documento foi publicada uma tabela esclarecedora sobre o debate sobre custo aluno-qualidade. Agrupando e atualizando os gastos federais de 2000 a 2007 o IPEA comprovou o que inúmeros pesquisadores e entidades do movimento social denunciam seguidas vezes: a prioridade nacional foi e continua sendo proteger os interesses dos poderosos e transferir renda para estes setores.
O gasto com pagamento dos juros da dívida foi oito vezes maior do que os destinados a educação e quatro vezes maior do valor aplicado em saúde e mais de treze vezes maior do que o total de recursos aplicados no investimento público federal.
E o documento, acertadamente, conclui que este gasto pode ser “considerado como um gasto improdutivo, pois não gera emprego e tampouco contribui para ampliar o rendimento dos trabalhadores, termina fundamentalmente favorecendo a maior apropriação da renda nacional pelos detentores de renda da propriedade (títulos financeiros)”.
Nada mais esclarecedor.


Observação: a tabela que reproduzo consta do documento citado e suas fontes foram o SIAF/STN, Bacen e IPEA-Disoc.
Para ler a íntegra do documento do IPEA basta acessar:
http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/comunicado_presidencia/08_11_11_DistribuicaoFuncional.pdf

Um comentário:

Anônimo disse...

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