segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Todo apoio a Zaidi


No dia de ontem (14.12) um jornalista iraquiano jogou hoje seus sapatos contra o presidente americano, George W. Bush, durante uma entrevista coletiva realizada em Bagdá junto ao primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki.
O nome do jornalista é Mountazer Zaidi, do canal sunita e antiamericano Al-Bagdadia, cuja base de transmissão é no Cairo, foi retirado à força pelos agentes do serviço de segurança do Iraque e dos EUA, aos gritos de "você (Bush) é responsável pela morte de milhares de iraquianos".
No Iraque, como em grande parte do mundo árabe, jogar um sapato é uma das maiores ofensas que se pode cometer contra outra pessoa, da mesma forma que chamá-lo "cão".
Ele jogou os dois sapatos, mas infelizmente ele errou o alvo e em seguida foi preso.
Quero dizer que o jornalista Zaidi fez um gesto muito arriscado, mas representativo do desejo da maioria do povo do planeta Terra.
O atual presidente do Império do Norte mereceu o tratamento dado pelo jornalista Zaidi. Ele promoveu a invasão do Iraque e ordenou a morte de milhares de árabes, só para controlar as reservas estratégicas de petróleo daquele país.
George Bush reativou a temida Quarta Frota, reeditando a conduta de seus antecessores do inicio do século passado, quando a América Latina era quintal do poderoso EUA.
Milhões de seres humanos estão sem emprego neste momento porque eclodiu uma grave crise econômica mundial, cujo epicentro é justamente a desregulamentação econômica promovida por este senhor.
Zaidi fez o que milhões gostariam de ter feito. Só por isso merece nosso respeito e admiração.

Nenhum comentário: