segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Taxa de analfabetismo caiu... na Bolívia

Em 2005 a Bolívia tinha 11,7% de adultos analfabetos e o Brasil ostentava 11,1%. Na Bolívia, após a vitória do presidente Evo Morales, a situação vem mudando rapidamente.
No dia 2 de dezembro o Estado de La Paz foi declarado território livre do analfabetismo. Com essa declaração já são sete os departamentos bolivianos que conseguiram erradicar esta chaga social. Faltam apenas dois.
São resultados animadores conquistados em pouco tempo, graças ao apoio cubano e venezuelano ao Programa “Yo, si puedo”. E é resultado da firme decisão política do governo e de forte e autêntica mobilização social.
Na oportunidade o Coordenador do Programa no Departamento de La Paz, Pablo Quispe, explicou que naquele departamento se graduaram 228.534 analfabetos em trinta meses de campanha, que representa 97% de cobertura, tendo como referência o censo de 2007.
Há também uma forte preocupação de reforço das raízes indígenas bolivianas. No Departamento de La Paz foram alfabetizados 23.398 analfabetos na língua aymara e 1511 em quéchua.
Com este resultado no Departamento de La Paz, já são 322 municípios de um total de 327 que devem ser declarados livres do analfabetismo na Bolívia.
É inadmissível que o Brasil, com um PIB 25 vezes maior do que o país vizinho não consiga cumprir igual tarefa. E que, passados quase dez anos da aprovação do Plano Nacional de Educação, sigamos tendo 10% da população de 15 anos ou mais analfabeta.
Talvez a baixa execução do Programa Brasil Alfabetizado (45,8%) ajude a explicar o nosso fraco desempenho.

Nenhum comentário: