terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Uma boa indicação


Um dos esforços que preciso fazer em 2011 é acompanhar de forma mais decidida à política do Distrito Federal. Estou na capital federal desde janeiro de 2003, mas ainda não consegui me entrosar com o cotidiano, seja por viajar constantemente, seja pelos laços políticos com o Pará.

As eleições de 2010 foram as primeiras que contaram com meu voto em candidatos do DF. Votei no primeiro turno em Toninho (PSOL), que foi a grande surpresa do pleito, representando a coerência e a verdadeira mudança, sem acordos com o passado. Portanto, não fui eleitor do governador eleito Agnelo Queiroz.

Todos os dias tenho lido matérias sobre as indicações do novo secretariado do DF. Assusta-me, sobretudo a entrega da área de obras para o PMDB local, procedimento que inevitavelmente levará a novos escândalos financeiros em futuro próximo.

Mas queria registrar a minha felicidade ao ler o nome da futura Secretária de Educação. O governador eleito convidou a professora da UNB Regina Vinhaes Gracindo.
Natural do Rio de Janeiro/RJ fez Pedagogia e Mestrado em Educação na UnB (Currículo -1982 e Planejamento Educacional - 1987) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Foi professora de educação infantil, ensino fundamental e médio, diretora de escola e assessora pedagógica da SEE - DF.

É professora da FE/UnB, onde já foi chefe de departamento, coordenadora do Curso de Especialização em Administração da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Como pesquisadora, desenvolve estudos na área de políticas e gestão da educação, tendo como temas preferenciais: Educação e Partidos Políticos - Políticas Públicas de Educação - Gestão da Educação.

Conheci Regina nos embates do processo constituinte de 1988, engajada na luta por uma escola pública de qualidade. Reencontrei com ela nas Conferências da sociedade civil que produziram o Plano Nacional de Educação da Sociedade Civil no final de 2000.

Quando cursei o meu mestrado na UNB a professora Regina coordenava a Pós-graduação daquela universidade. E voltamos a conversar nos debates sobre o Custo-aluno Qualidade no Conselho Nacional de Educação.

Certamente com Regina a educação do Distrito Federal estará em ótimas mãos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com a professora Regina Vinhaes na SEDF, temos agora dois secretários do GDF oriundos da FE....A FE tá prestigiada:)Que bom!
===================================
Agnelo anuncia 17 novos secretários

JAQUES PENNA CHEFIARA A CASA CIVIL O governador eleito do DF, Agnelo Queiroz, acaba de anunciar 17 integrantes do seu secretariado, confirmando inclusive nomes já avançados nesta coluna, como o do deputado Geraldo Magela (Habitação), Luiz Carlos Ptitiman (Obras), José Valter Vasquez (Transportes), tenente coronel PM Agrício da Silva (Ordem Pública), Lúcio Taveira Valadão (Agricultura), Newton Lins (Assuntos Estratégicos). Veja a lista completa:
Secretaria da Mulher – Olgamir Amância Ferreira, professora da Universidade de Brasília, doutora em Educação na área de Políticas Públicas, é a atual secretária de Mulheres do PCdoB.