domingo, 25 de janeiro de 2009

Um educador no FSM


Do dia 27 de janeiro a 1º de fevereiro a cidade de Belém sediará o Fórum Social Mundial. O FSM é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário –, que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo.

As três primeiras edições do FSM, bem como a quinta edição, aconteceram em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil), em 2001, 2002, 2003 e 2005. Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, sempre em expansão, o FSM aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (Américas). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).
Surgiu como um contraponto a realização do Fórum de Davos, evento que reúne os governantes mais poderosos do planeta.
Com a eclosão da crise econômica mundial o FSM cresce de importância na mesma proporção em que cai no descrédito as fórmulas neoliberias oriundas do Fórum de Davos.
Pretendo participar ativamente do FSM em Belém. E procurarei transcrever um pouco dos acontecimentos neste blog.
A foto acima é do Mercado do Ver-o-peso, cartão postal da cidade de Belém e é de autoria da artista plástica Celza Chaves, minha esposa.

Nenhum comentário: