domingo, 19 de julho de 2009

Sandino vive!


Há exatos trinta anos triunfava a Revolução Sandinista.
Governava a Nicarágua o ditador Somoza, serviçal dos interesses estrangeiros e que massacrava o povo daquele país.
Em 19 de julho de 1979 o ditador Somoza foi derrubado pela Frente Sandinista de Libertação Nacional, movimento guerrilheiro de esquerda. O nome do movimento é uma homenagem ao herói nacional Augusto César Sandino.
Sandino foi um autêntico revolucionário do inicio do século XX. Enfrentou o exército americano que ocupava o seu país e só descansou quando conseguiu expulsar os estrangeiros da Nicarágua.
Morreu assassinado pela elite local, mas continuou vivo na memória do povo sofrido.
A Revolução Sandinista me encontrou com dezesseis anos, na época eu era um líder secundarista, ávido por conhecer o que a ditadura negava a minha geração. A generosidade do exemplo destes revolucionários ajudou a formar a pessoa que sou hoje.
Infelizmente a revolução foi sufocada anos depois. Pesaram as pressões externas, o desgaste de guerra civil contra os soldados financiados pelos EUA e erros políticos da FSLN.
O que vale é que seus ideais continuam vivos, pois as elites latino-americanas continuam massacrando seus povos e estes continuam lutando por liberdade

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma das maiores revolucoes do Sec. XX, foi a Cruzada Nacional de Educacao proporcionada pelos sandinistas. Era emocionante ver o povo se superando de decadas de colonialismo e atraso, aprendendo a ler e escrever, inclusive embaixo de arvores.
Experiencia para jamais ser esquecida.
Georgina