segunda-feira, 22 de junho de 2009

Reflexões sobre a infância na Amazônia

O relatório publicado pelo Unicef possui um capítulo específico sobre a situação da infância na Amazônia.

Amazônia Legal Brasileira conta hoje com mais de 23 milhões de habitantes, sendo cerca de 40% de crianças e adolescentes até 17 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2007.

Possui 750 municípios distribuídos nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e de parte do Maranhão. A região é detentora, ao lado do Nordeste, dos mais preocupantes indicadores sociais do país.

Um dos desafios educacionais é a persistência de altas taxas de evasão escolar e a elevada distorção idade-série, o que compromete a conclusão do Ensino Fundamental e o acesso ao Ensino Médio na idade adequada.

Também aparece como um entrave a universalização do acesso ao ensino a carência do transporte escolar na região.

O acesso a educação infantil é vergonhoso. O Norte é onde, segundo a Pnad (IBGE/2007), há menos crianças de até 3 anos de idade em creches: 7,5%, sendo que a média nacional é de 17,1% . Temos abaixo da média nacional os estados do Maranhão 12,5%, Mato Grosso 12,3%, Roraima 11,9%, Tocantins 10,2%, Amapá 9,4%, Pará 8,3%, Acre 6,6%, Rondônia 6,0% e Amazonas 5,1%.

Para alcançar a universalização da Educação Básica, os governos precisarão, além de superar os obstáculos que têm dificultado o acesso a creches e pré-escolas, voltar sua atenção para a outra ponta do sistema: o Ensino Médio.

No Norte, 36% dos meninos e das meninas de 15 a 17 anos cursavam essa etapa em 2007. A média nacional, de acordo com a Pnad, era de 48%.

Levantamento do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Rural na Amazônia (Geperuaz), realizado com base no Censo Escolar 2006, mostra que, no Pará, segundo maior estado da Amazônia, 75% de todas as escolas de Educação Básica estão localizadas no campo. A maioria das instituições (7.670) é multisseriada, ou seja, concentra estudantes de diferentes séries em uma mesma turma.

Nenhum comentário: