quinta-feira, 8 de abril de 2010

Educação: tema em destaque?

Recebi esta notícia da minha amiga Rosana Cunha, doutoranda pela Unicamp.

Em carta publicada na Folha de S. Paulo, o professor emérito da UNICAMP Demerval Saviani critica o silêncio da mídia em relação à Conferência Nacional de Educação (Conae), considerada por ele como um dos principais acontecimentos da educação brasileira, alegando, com isso, a contradição existente no discurso da mídia, que afirma que a educação, sendo de suma importância, deve ocupar sempre lugar de destaque na sociedade.

“A mídia, de modo geral, incluída a Folha [de S. Paulo], comunga com empresários e políticos o discurso, mais ou menos unânime, de que a educação, na dita “sociedade do conhecimento”, em que nos encontramos atualmente, é a coisa mais importante, devendo ser, portanto, a prioridade número 1 dos governos e da sociedade como um todo.

No entanto, assim como os governos relutam em traduzir a referida prioridade em mais investimentos, a mídia também se nega a traduzi-la no noticiário referente às iniciativas educacionais. A semana que passou foi palco de um dos principais acontecimentos da educação brasileira: a Conferência Nacional de Educação (Conae), aberta em Brasília na noite de 28 de março, e encerrada no dia 1º de abril.

Essa conferência tratou de dois temas fundamentais: a organização do Sistema Nacional de Educação e a elaboração do Plano Nacional de Educação, que deverá substituir o atual. Dos resultados da Conae deverão sair projetos de lei a serem encaminhados ao Congresso Nacional para discussão e aprovação.

Apesar da grande importância desse acontecimento, a mídia falada e escrita nada publicou a respeito. Acompanhei como assinante a Folha para ver o que seria publicado sobre o assunto. A Conae se encerrou e nada encontrei. Como explicar essa omissão da mídia diante de algo que ela mesma proclama como de transcendental importância? Seria tal proclamação apenas uma máscara a disfarçar o desinteresse de nossas elites dominantes e dirigentes no que se refere a uma educação que efetivamente venha a propiciar a toda a população brasileira uma visão clara e consistente da situação em que vive?”

O texto do professor Demerval Saviani foi publicado na Folha de S. Paulo, no dia 5 de abril de 2010.

Um comentário:

neudson disse...

Se levarmos em consideração que a mídia se beneficia dos grandes empresarios e que nao é interressente pra ela(mídia) gastar seus minutos preciosos pra monstrar a população as decisões que foram tomadas num importante evento como o da CONAE, podemos tirar a conclução que a educação só é divulgada em anos politicos e principalmente nos palanques.