terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Plataforma Freire: inscrições prorrogadas

Um dos programas positivos lançados pelo governo federal é a Plataforma Freire. Por meio deste programa os professores da rede pública podem ter acesso a formação inicial, continuada e especialização, tanto em cursos presenciais quanto à distância.
Foram oferecidas 22.526 para Especialização, 356024 para formação continuada e 83647 para formação inicial.

Os dados disponíveis mostram que ocorreu uma grande procura para cursar especialização e formação inicial. Para especialização tivemos 1,7 professores para cada vaga oferecida e para formação inicial 1,22 professores por vaga. Até o dia de hoje havia apenas 78.449 professores pré-inscritos para os cursos de formação continuada.

O Portal do MEC informa que as pré-inscrições para cursos de formação continuada, que se encerrariam nesta segunda-feira, 8, foram prorrogadas e devem ser feitas até o dia 28. Professores da rede pública podem concorrer em até três cursos de curta duração e especialização oferecidos pelo Ministério da Educação em parceria com universidades, escolas técnicas, estados e municípios.

Estão abertas 354.952 vagas em 26 estados. Há cursos presenciais e a distância em diversas áreas, como educação em direitos humanos, diversidade, relações étnico-raciais, mediadores de leitura, uso de computador na escola, além de outros em disciplinas básicas, como matemática e língua portuguesa.

Podem se inscrever professores que tenham formação específica para o magistério em nível médio (técnico ou normal) e aqueles com licenciatura ou formados em pedagogia. Os cursos têm carga horária entre 40 e 300 horas. Os educadores também podem se inscrever em cursos de especialização. São 22.426 vagas em 24 estados.

Detalhes sobre oferta e número de vagas são encontrados na Plataforma Freire. A pré-inscrição deve ser feita pela internet. Mais informações pelo telefone 0800-616161, ramal 4.

Um comentário:

Unknown disse...

Com relação às inscrições da PLATAFORMA FREIRE, considero o número de inscritos baixos. Este ano fiz minha inscrição no curso de Biologia pela UEL e fiquei muito triste quando vi que minha inscrição não foi aceita por minha secretaria. Mandei e-mail para Ditec/SEED-PR responsável pelas validações, mas não tive nenhuma resposta do motivo de não ser aceita. Pois, sou formada em Química e atuo fora da minha disciplina de concurso(Ciências). Sei que um dos objetivos do programa é a formação do professor que atua fora de sua área de formação.
Eu como professora tenho procurado me especializar na área, mas fiquei impossibilitada devido a não aceitação da validação, pré- requisito para ingressar no curso.