segunda-feira, 13 de abril de 2009

Uma greve contra a crise

Os professores da rede pública do Distrito Federal entraram em greve no dia de hoje. São motivados pela negativa do governador Arruda (DEM) em cumprir legislação que garante correção de salários da categoria.
A argumentação do governador é que a crise econômica provocou queda nos repasses federais e queda da arrecadação e que ele não pode cumprir a lei. Conseguiu aprovar dispositivo legal na Câmara Distrital condicionando o pagamento a melhorias na receita, prática semelhante o governo Lula já havia tomado.
É um bom exemplo de como os governos usam dois pesos e duas medidas.
A dificuldade financeira dos governos com a crise econômica é real, não se trata de uma invenção. Se a economia pára de crescer a arrecadação de impostos vai refletir cedo ou tarde esta desaceleração.
O que está em jogo é o seguinte: quem paga a conta? Os bancos, os especuladores e os titulares de títulos da dívida pública, setores que mais ganharam no período anterior a crise, não tem sido cobrados pelo governo federal para que paguem a maior parcela dos prejuízos da dívida, pelo contrário, tem sido sistematicamente protegidos.
O governo Arruda não inova na questão, apenas demonstra a imensa semelhança programática que se formou entre governos de diferentes partidos, deixando ainda mais difícil entender quem é esquerda no país.
Podem anotar: vamos ter muitas greves de professores da rede pública este ano de 2009.

Um comentário:

Haroldo Freitas disse...

Sobre o tema "Uma greve contra crise" dentre outros em seu Blog, quero parabenizar o camarada Luiz por socializar informações muito importantes que sucitam a necessidade de manter viva a luta em âmbito nacional pelo respeito e a dignidade da educação e dos trabalhadores em âmbito nacional.É uma luta nacionalmente articulada para derrotar os que usam a desculpa da crise para arrochar os salários e retirar os direitos dos trabalhadores. Parabéns