sexta-feira, 27 de março de 2009

Seis por meia duzia

A imprensa hoje noticia a troca de comando na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Sai a professora Maria Helena Guimarães e entra o deputado Paulo Renato Souza
As motivações da troca não estão claras, sendo que alguns veículos consideram que a atual secretária se desgastou, especialmente depois da descoberta de erros grosseiros nos livros didáticos distribuidos às escolas paulistas (um deles é que o mapa da América do Sul possuía dois Paraguais e nenhum Equador). Não tenho elementos para fazer um juízo sobre este aspecto.
O que posso afirmar com toda a certeza é que uma troca de SEIS por MEIA DÚZIA. Todas as paredes do MEC sabem que durante os oito anos de gestão de Paulo Renato Souza quando FHC foi presidente, a professora Maria Helena era peça chave na engrenagem do ministério.
A política educacional vai continuar a mesma, totalmente focada na aplicação de provas, provinhas e provões e na distribuição de bônus baseados em testes de desempenho.

2 comentários:

Josiel disse...

Luiz Araújo, você poderia me informar se a previsão anual de repasse do fundeb para os municípios já foi divulgado pela MEC?

Luiz Araújo disse...

josiel e demais,

Publiquei recentemente comentários sobre o custo-aluno de 2009 e os valores publicados por município no site do MEc.
A pergunta que todos estão fazendo é se estes números se realizarão diante da avassaladora crise econômica.