terça-feira, 6 de setembro de 2011

Agora é a vez dos professores

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE está convocando todos os professores e servidores da educação básica para uma Marcha pela Educação no dia 26 de outubro.

O eixo do protesto será a defesa do piso salarial nacional do magistério, que inúmeros governos estaduais e municipais continuam descumprindo.

Também marcharão em defesa de pelo menos 10% do PIB para a educação no novo Plano Nacional de Educação.

Na educação básica existem quase dois milhões de professores e pelo menos a metade deste número de servidores da educação. É uma das maiores categorias profissionais do país. Infelizmente ainda muito desvalorizada.

Certamente esta mobilização terá forte incidência na aprovação de um PNE pra Valer.
Hoje um professor com nível superior recebe, em média, 65% do que recebe um profissional com a mesma quantidade de anos de estudo. Esta situação tem tornado a profissão pouco atrativa para as novas gerações, causando inclusive déficit de professores em algumas disciplinas.

Em um momento que a Constituição dá um prazo até 2016 para que seja incorporado na escola mais de cinco milhões de crianças e jovens, cuidar do salário dos docentes é fundamental.

3 comentários:

Hugo de Oliveira disse...

Bom seria se em cada município do Brasil, organizasse uma marcha...acredito que teria mais visibilidade e a própria mídia iria propagar mais.

Anônimo disse...

Vocês não acham essa data muito distante? Deveria ter uma marcha em cada município toda semana.

Leila Curcino Alves disse...

Também acho distante essa data, e os municipios brasileiros precisam se unir nessa e por a boca no trombone, é vergonhoso esse piso que andam cogitando, daqui a pouco já nem existirar profissional para atuar na educação, pq além do trabalho a remuneração não contribue... Parabens senhor Luiz pela sua colocaçãoe pelo blog.