sábado, 26 de março de 2011

Pne pra valer

Ontem e hoje, na cidade de Aracaju, está sendo comprovada na prática a tese de que é possível mobilizar amplos setores sociais para o debate sobre o plano nacional de educação.

Mais de dois mil educadores e estudantes estão reunidos discutindo o teor do plano.
A iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em educação de Sergipe (SINTESE) e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação merece ser replicada em todas as capitais de nosso país.

Destaco que iniciativa semelhante foi promovida no Rio de Janeiro, onde entidades acadêmicas, estudantis e sindicais decidiram constituir o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública.

Tive a oportunidade de debater o plano sobre a ótica do seu financiamento. Compartilhei a mesa de debate com o advogado Salomão Ximenes (Ação Educativa) e com João Monlevade (consultor do Senado Federal).

Senti a indignação dos professores diante do descaso dos governos, que prometem valorizar o magistério e melhorar a escola pública, mas que seus discursos não se transformam em ações práticas.

Senti, entretanto, uma grande disposição de transformar esta indignação em mobilização por direitos.

Volto de Aracaju mais esperançoso de que a sociedade civil organizada tem capacidade de influenciar de maneira positiva no conteúdo do novo plano nacional de educação.
Não vai ser uma batalha fácil, mas na história da educação brasileira, especialmente na história da luta por uma educação pública de qualidade, não existem registros de batalhas ganhas de véspera. Todas foram difíceis e de final imprevisível.

Espero que o espírito lutador e aguerrido do saudoso Florestan Fernandes inspire a todos nesta batalha.

Nenhum comentário: