quarta-feira, 6 de maio de 2009

Undime realiza seu 12º fórum nacional

Cerca de 2.500 educadores estão participando do 12º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação. O evento acontece na cidade de Curitiba, começou no dia 4 e vai até o dia 7 de maio.

"Desafios da Educação Municipal e o Direito de Aprender" é tema do 12º Fórum Nacional da Undime e merece uma profunda reflexão de todos os gestores educacionais.

Em primeiro lugar é preciso assegurar que aprender é um direito e não uma oportunidade. A educação é um direito inalienável, que deve ser garantido pelo estado brasileiro a todos os seus cidadãos. Este fórum se realiza no meio do debate sobre a extensão da faixa etária com caráter obrigatório.

Em segundo lugar é realmente desafiante prover uma educação de qualidade em um país que seguidos governos centrais priorizam práticas neoliberais de gestão, pagam religiosamente os juros e encargos da dívida e mesmo diante da total falência do modelo de liberalização da economia e de desregulamentação do mercado, continuam praticando a mesma política econômica que ensejou a atual crise mundial.

Em terceiro lugar reunir tantos dirigentes municipais permite fazer um profundo balanço da relação entre as diversas esferas administrativas. Nossa Constituição manda que se instale um regime de colaboração, algo que passados vinte e um anos de sua vigência está longe de ser realidade. É um bom momento para cobrar compartilhamento de responsabilidades e de recursos financeiros.

Por fim, registro que das experiências profissionais que pude ter na minha vida, ter sido dirigente municipal de educação durante seis anos foi a mais gratificante. Experiência desafiadora e ao mesmo tempo prazerosa.

Espero que a Undime se fortaleça, mantenha sempre uma saudável independência em relação aos governos estaduais e federal, que seja a porta voz dos brasileiros que lutam por uma educação de qualidade para todos e em todos os níveis.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Luiz
Tive a oportunidade de estar com voce no ultimo Forum Undime-RJ, espero que agora como Secretario Nacional de Articulação, possa contar com sua preciosa colaboração.
Um abraço
Arnaldo Mattoso
Secretario m.Educação Quissamã -RJ
arnaldomattoso@hotmail.com
semed@quissamã.rj.gov.br