terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Personalidade da educação

A Revista Nova Escola realizou nas duas últimas semanas de janeiro uma enquete dedicada a escolher a personalidade que mais colaborou com a educação em 2012. Não representou uma pesquisa amostral e pelo perfil da Revista o público alcançado é justamente composto de educadores e estudantes.


Mais de 14 mil pessoas atenderam o chamado e escolheram uma das dez personalidades indicadas pela Revista.

O resultado da votação, que se encerrou no dia 1º de fevereiro, foi o seguinte:

1º lugar - Daniel Cara - Coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com 4969 votos (34, 25%).

2º lugar - Isadora Faber, estudante autora do Diário de Classe, ficou em segundo lugar com 4352 votos (29,99%).

3º lugar - Dagmar Rivieri (educadora paulista conhecida como Tia Dag), ocupou a terceira colocação, com 4196 (28,92%).

Depois destes três primeiros colocados há uma sensível queda no número de votantes. A educadora Cybele Amado ficou com 2,59% dos votos, a ativista e estudante paquistanesa Malala Yousafzai conseguiu1,83%, o ex-ministro da educação e atual prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi votado por apenas 0,82% dos internautas, o ministro da Educação Aloizio Mercadante ficou com 0,57% dos votantes.

Os três últimos colocados foram o educador estadunidense Salman Khan (0,48%), a secretaria de educação do Rio de Janeiro Cláudia Costin (0,34%) e o especialista em educação Gustavo Ioschpe (0,22%).

O resultado é, ao mesmo tempo, surpreendente e instigante.

A vitória de Daniel Cara é o reconhecimento público do trabalho realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Esta rede de entidades da sociedade civil coordena o movimento “PNE pra Valer!”, que teve grande incidência para a aprovação, na Câmara dos Deputados, do patamar de investimento equivalente a 10% do PIB em educação pública como meta do novo PNE (Plano Nacional de Educação). A Campanha conquistou, ainda, a derrubada do Recurso 162/2012, que tentava adiar a ida do PNE para o Senado Federal. O recurso caiu no dia 4 de setembro, após intensa mobilização junto a deputados da Câmara, além de uma bem-sucedida petição virtual pelo Avaaz, que contabilizou mais de 6 mil assinaturas.

O resultado mostra que há vida inteligente no movimento social brasileiro, que anda tão atrelado aos interesses dos governos de plantão. E mostra que um bom trabalho sempre é percebido e reconhecido.

A surpresa também está nos dois últimos colocados. A atual secretária de educação do Rio andou sendo cotada para ocupar a estrutura do MEC e é bastante badalada em círculos de intelectuais liberais, mas parece que seu prestígio não alcançou a rede municipal que dirige e muito menos mostrou trânsito entre os educadores. Ainda bem que ela “recusou” o convite. E o “global” Gustavo Ioschpe, que recentemente teve o direito de ancorar um quadro sobre qualidade no ensino no Fantástico, o que explicaria o seu fraco desempenho? Pode ser que contar com o apoio dos seres humanos normais, aqueles que estão no chão da escola, que ralam com baixos salários e clamam por melhoria nas condições de trabalho, não seja realmente a praia deste moço.

Bem, parabéns ao Daniel Cara. Certamente foi uma escolha feliz da maioria dos que participaram da enquete.

2 comentários:

ARNAUD CAVALCANTE disse...

Comunico-lhe que a estimativa do Fundeb para 2013, com relação aos coeficientes de distribuição não contabilizou os alunos de tempo integral do ensino fundamental. Isto trará um grande prejuízo para os municípios. Cito, especificamente, o caso do município de Reriutaba, onde as provas são contundentes e que não há nenhuma ação concreta ou comunicado do MEC sobre o assunto, pessoalmente, descobri o erro. Qualquer dúvida ou melhores esclarecimentos entrar em contato comigo (85) 9991-2050. Não resolvido o problema, muitos municípios serão prejudicados. Lembrando que, isto aconteceu com muitos municípios. José Cavalcante Arnaud ex-Presidente da Undime-CE. Consultor Educacional.

Anônimo disse...

Só pra lembrar, aqui no Pará a remmuneração dos professores da rede estadual está despencando em relação a muitos municípios paraense, inclusive muitos bem pobres, mas, que vem valorizando os professores (as). O governo estadual de forma velada promove uma verdadeira desvalorização da categoria magistério: Pessoal do Sintepp-Pa vamos acordar e tratar de deflagrar greve urgentemente!