quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tratamento de choque


O dia de ontem foi marcado por muita violência contra os professores da rede pública estadual do Rio de Janeiro.

Tudo começou por que o governador Sérgio Cabral enviou o Projeto de Lei 2.474/09, do Poder Executivo, que previa que, a partir de outubro, a gratificação do programa Nova Escola seja gradativamente incorporada aos vencimentos dos professores das secretarias de Educação e de Cultura do Estado.

Acontece que dentro do Projeto havia uma redução do valor do interstício das progressões funcionais do magistério, caindo de 12% para 7,5%. Também a incorporação das gratificações seriam feitas em suaves parcelas, que só acabariam em 2015.

A categoria decidiu entrar em greve em defesa do plano de carreira e de seus direitos, mesmo apoiando a incorporação das gratificações e abonos do programa Nova Escola. Este Programa foi instituído na época do governador Garotinho e premiava os professores e escolas por meio de avaliações de desempenho dos alunos.

A PM enfrentou de forma violenta e feriu vários professores que protestavam nas escadarias da Assembléia Legislativa.

Infelizmente esse tipo de atitude é recorrente em nosso país. Os governos enviam projetos polêmicos, quase sempre suprimindo direitos vigentes na legislação e o fazem sem obviamente entabular negociações com os sindicatos dos professores. Quando a categoria protesta há uma reação desproporcional, visando garantir que a “ordem pública” seja mantida e os deputados possam, com serenidade e tranqüilidade, retirar determinados direitos sem constrangimento.

A ALERJ aprovou por unanimidade o Projeto, mas devido a pressão social alterou parcialmente o texto. Pelo que foi noticiado pela própria Casa uma das alterações foi a manutenção do valor de 12% no interstício da carreira do magistério.

Ou seja, em nosso país é preciso que professores paralisem as aulas, marchem pelas ruas, apanhem da Polícia Militar, tudo isso para que deputados estaduais eleitos pelo povo votem a favor da manutenção de seus direitos.

A foto acima diz tudo, foi feita pelo fotógrafo Marcelo Piu e está na capa do Globo de hoje.

Nenhum comentário: