Formação dos professores e reforço escolar são apontados pelas redes municipais de ensino como ações concretas para melhorar a qualidade da educação pública no Brasil
Melhorar a formação do professor e garantir um reforço escolar são algumas das ações que 26 municípios brasileiros adotaram para avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre 2005 e 2007. A constatação está no estudo Caminhos do Direito de Aprender: Boas Práticas de 26 Municípios que Melhoraram a Qualidade da Educação.
Publicado nesta semana, o estudo é uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O trabalho está disponível na internet no endereço
http://www.unicef.org/brazil/pt/br_caminhos_livro.pdf
Em 24 dos 26 municípios pesquisados, a formação dos professores é considerada um dos fatores mais importantes para garantir o aprendizado do aluno. Os municípios com melhores resultados apresentaram taxas superiores a 80% dos professores graduados.
O reforço escolar é apontado por 70% das redes municipais como fator estratégico para o aluno melhorar o seu desempenho nas provas de avaliação.
Uma infraestrutura adequada como fator favorável para um ambiente de aprendizagem foi apontada por 66% das cidades analisadas. O relacionamento entre família e escola também é citado em praticamente todos os municípios pesquisados.
O trabalho foi realizado entre outubro de 2008 e março de 2009 por 16 pesquisadores que visitaram as escolas e entrevistaram dirigentes municipais de educação, professores, alunos, pais, funcionários e coordenadores pedagógicos.
Os municípios selecionados para a pesquisa estavam entre os 5% que mais avançaram no índice de 2005 para 2007 ou constar entre os 20 municípios de maior Ideb em 2007 e ter, no mínimo, três escolas na rede (entre urbanas e rurais). O tamanho da população também foi um variável aplicada no estudo. Foram analisados municípios de todas as faixas populacionais.
O trabalho destaca que as redes de ensino que participaram da pesquisa creditaram seus avanços a fórmulas simples.
De acordo com o autores do estudo, a criação do Ideb em 2005 também motivou as escolas e redes a melhorar a nota para 2007. Entre os desafios que esses municípios ainda enfrentam, muitos citaram os currículos, a infraestrutura, a formação dos professores e a chamado Sistema de Garantia de Direitos, do qual a escola faz parte.
(reproduzido do site ttp://cgceducacao.com.br)
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