sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Contribuições para a CONAE – parte I

Em março teremos a Conferência Nacional de Educação – CONAE. A Conferência acontecerá em Brasília, em abril de 2010, será precedida de Conferências Municipais, que foram realizadas no primeiro semestre de 2009 e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para o segundo semestre do mesmo ano.

Tema da CONAE, definido por sua Comissão Organizadora Nacional, será: Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação.

Os educadores, estudantes e gestores estão discutindo o Documento Referência. São elencados neste documento cinco grandes desafios para o Estado e para a sociedade brasileira:

a) Promover a construção de um Sistema Nacional de Educação, responsável pela institucionalização de orientação política comum e de trabalho permanente do Estado e da sociedade na garantia do direito à educação.

b) Manter constante o debate nacional, orientando a mobilização nacional pela qualidade e valorização da educação básica e superior, por meio da definição de referências e concepções fundamentais em um projeto de Estado responsável pela educação nacional, promovendo a mobilização dos diferentes segmentos sociais e visando à consolidação de uma educação efetivamente democrática.

c) Garantir que os acordos e consensos produzidos na CONAE redundem em políticas públicas de educação, que se consolidarão em diretrizes, estratégias, planos, programas, projetos, ações e proposições pedagógicas e políticas, capazes de fazer avançar o panorama educacional, no Brasil.

d) Propiciar condições para que as referidas políticas educacionais, concebidas e implementadas de forma articulada entre os sistemas de ensino, promovam: o direito do aluno à formação integral com qualidade; o reconhecimento e valorização à diversidade; a definição de parâmetros e diretrizes para a qualificação dos profissionais da educação; o estabelecimento de condições salariais e profissionais adequadas e necessárias para o trabalho dos docentes e funcionários; a educação inclusiva; a gestão democrática e o desenvolvimento social; o regime de colaboração, de forma articulada, em todo o País; o financiamento, o acompanhamento e o controle social da educação; e a instituição de uma política nacional de avaliação.

e) Indicar, para o conjunto das políticas educacionais implementadas de forma articulada entre os sistemas de ensino, que seus fundamentos estão alicerçados na garantia da universalização e da qualidade social da educação básica e superior, bem como da democratização de sua gestão.

Um dos eixos é denominado “Financiamento da Educação e Controle Social”. É sobre este eixo que vou ater as minhas contribuições durante esta semana.

Um comentário:

  1. Olá Luiz Araújo,

    Dinate dos dados prestados pelo Comunicado 32 da Presidência do IPEA, demonstrou-se que o estudo não se ateve ao índice de analfabetismo funcional.

    Você teria dados recentes de algum instituto de renome sobre o analfabetismo funcional?

    Faço este pedido, porque sou estudante de Direito, 2ºano, e estou desenvolvendo uma pesquisa acerca da efetividade do direito humano à educação e estes dados serão muito producentes para a minha pesquisa.

    Muito obrigado,
    parabéns pelo teor dos seus artigos, ao tempo que são esclarecedores, mostram-se combatentes.
    Abraços
    Douglas

    douglaspfr@yahoo.com.br

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