sexta-feira, 2 de julho de 2010

Desempenho escolar melhorou

Esta é a principal conclusão que podemos tirar dos números anunciados pelo MEC esta semana. O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, instrumento utilizado para mensurar a qualidade da educação básica brasileira, teve o segundo resultado positivo seguido.

O IDEB pondera os dados da Prova Brasil com os resultados da aprovação e reprovação das escolas.

Na primeira aferição o IDEB atestou uma nota média de 3,8 (2005) para os anos iniciais. Em 2007 esta nota subiu para 4,2 e agora em 2009 passou para 4,6. As anos finais subiram também, mas em um ritmo menor, passando de 3,5 em 2005 para 3,8 em 2007 e agora alcançando 4,0.

O crescimento mais lento tem sido do ensino médio, que iniciou a série histórica em 3,4 (2005), variou para 3,5 em 2007 e agora subiu mais um pouquinho, chegando em 3,6.
O INEP publicou também a decomposição do índice, ou seja, demonstrou qual fator mais influenciou na evolução da nota. No geral isto se deveu a melhoria no desempenho dos alunos na Prova Brasil, o que é uma boa noticia, pois havia um temor de que as notas fossem “infladas” por uma melhoria aparente na aprovação dos alunos. A exceção foi novamente o ensino médio, que teve 42% de sua pequena variação provocada pela melhoria na aprovação.

Os dados mostram que as melhorias mais significativas foram nos anos iniciais. A aprovação subiu de 81,6% em 2005 para 88,5% em 2009. Apesar deste avanço, a aprovação contribuiu apenas com 28,9% da nota geral. O principal fator que impactou foi o desempenho na Prova Brasil, que em 2005 estava em 172,3 pontos e em 2009 chegou a 184,3 pontos.

Espero que os dados estaduais e municipais estejam disponíveis antes que exerça meu sagrado direito de quinze dias de férias, permitindo assim tecer alguns comentários sobre as diferenças regionais.

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