tag:blogger.com,1999:blog-7439630899069100718.post7914900313346689877..comments2023-10-04T07:49:48.919-03:00Comments on Blog do Luiz Araújo: Qual é a indisciplina mais problemática para a educação?Luiz Araújohttp://www.blogger.com/profile/14908328391662290380noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-7439630899069100718.post-78526513006452796992017-01-10T09:21:51.499-02:002017-01-10T09:21:51.499-02:00A postagem acima nos faz questionar se a indiscipl...A postagem acima nos faz questionar se a indisciplina no caso de desordem é a mais problemática para a educação em nosso país. Com a troca dos slogans podemos perceber a real intenção da “nova educação” proposta, busca-se atingir a ordem e o progresso, ou seja, busca-se que seus alunos se formem para o mercado profissional, para o futuro, para movimentar mais a economia e isso tudo feito com ordem e disciplina. Desta forma a escola volta a formar máquinas e não seres humanos, a escola assume uma única finalidade: formar o trabalhador e não o ser que pensa e questiona.<br /> O ensino fundamental assim como outros segmentos, é direito de todos e dever do Estado e da família e GRACINDO (2010) afirma que o Estado deve garantir material, transporte, alimentação e saúde elementos estes que auxiliam e propiciam o comparecimento dos alunos às escolas. Acredito que estas questões apresentadas por Gracindo tinham que ser priorizadas antes da questão de indisciplina já que se tratam de uma realidade atual que impossibilita o acesso à educação para muitos (principalmente a educação infantil e o ensino fundamental que depende de terceiros para a maioria das ações). <br />No texto “Organização do Trabalho Escolar” de Dalila Oliveira é apontado que os trabalhadores de uma escola são organizados de formam que buscam atingir objetivos ou da escola ou do sistema, desta maneira ao propor que indisciplina, no caso da desordem, é um problema tomado como prioridade acaba com que as escolas e seus funcionários vejam isso também como um problema maior, e assim trabalhem para atingir o objetivo de disciplinar e colocar os alunos em um mesmo padrão.<br />Acredito que com o passar do tempo, as pessoas começaram a questionar mais, a não aceitar com tamanha facilidade tudo aquilo que lhes é imposto, e atribuo isso a uma falsa idéia de liberdade de expressão que temos. Não podemos negar que vivemos em tempos mais fáceis do que o período militar no quesito liberdade, mas ainda sim sofremos bastante represália com isso. Voltando às escolas, esta assume um local de grande discussão de diversos assuntos por admitir pensamentos distintos e por conta das crianças e jovens permanecer grande parte do seu dia inserido nelas. Conforme a idade vai avançando o raciocínio crítico também vai se desenvolvendo e a proposta de ordem dentro da escola vai em direção do silenciamento do aluno, pois irá de certa forma proibir os seus questionamentos, evitar confusões reivindicações dentre outros comportamentos considerados como indisciplina. <br />Sendo assim, a escola volta, portanto a ser um palco para os processos de disputa e dominação como aponta Ângelo Ricardo de Souza , e as relações de poder vão se intensificando. Ao invés de construir o ser humano, ela passa a reproduzir o que é imposto e conveniente para quem não deseja que todos pensem de uma forma crítica, ela perde a idéia de indivíduo e começa a trabalhar somente para o coletivo, como se todos demandassem exatamente a mesma coisa. Diretores, representantes, coordenadores, fiscais e até mesmo professores passam a ter total autonomia do espaço escolar dispensando opiniões e necessidades das demais partes envolvidas no processo educacional, contrariando o princípio de gestão democrática que garante a atuação efetiva de todas as pessoas que atuam nas escolas na solução dos problemas dessa.<br />Compartilho então a conclusão deste post que a real preocupação é a rebeldia crescente dos jovens que estão descontentes com o descaso com a educação, tal rebeldia é saudável e mostra que a escola não está formando apenas trabalhadores, que ainda encontramos cidadãos capazes de defender seus próprios interesses.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08776007467269049326noreply@blogger.com