tag:blogger.com,1999:blog-7439630899069100718.post5154371191848024388..comments2023-10-04T07:49:48.919-03:00Comments on Blog do Luiz Araújo: O que falar?Luiz Araújohttp://www.blogger.com/profile/14908328391662290380noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-7439630899069100718.post-16364856097593976962010-04-12T13:39:08.261-03:002010-04-12T13:39:08.261-03:00Enquanto a educação for na base do quebra galho, o...Enquanto a educação for na base do quebra galho, o que vemos é isso que está acontecendo, fracassos e mais fracasso. A Educação Básica, da pré-escola até o Ensino Médio já é um cáos,fico imaginando a situação das creches e educação Infantil.<br /><br />Com relação às creches e Educação Infantil, na maioria dos municípios, a incompetência para lidar e educar as crianças em idades iniciais da vida, é uma constante nesses espaços "educativos".<br /><br />É triste, de vez em quando, quando uma mãe fala pra mim que seus filho (a) sofreu maus tratos na creche ou na escola. Minha resposta é simples: As creches e escolas que existem, deveriam dar acompanhamento adequado às crianças com pessoal devidamente qualificado em pedagogia, psicologia, etc. e licenciaturas e estímulo a esses profissionais como valorização e formação continuada.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7439630899069100718.post-43384395644693035562010-04-11T17:02:32.073-03:002010-04-11T17:02:32.073-03:00Prof. Luiz,
Que privilégio para aqueles que tenham...Prof. Luiz,<br />Que privilégio para aqueles que tenham sido ou são seus alunos. De maneira clara, objetiva e divertida, o senhor conseguiu falar de um tema tão difícil (em vários sentidos) sobre financiamento de educação. Simplesmente adorei sua apresentação.<br />Continuando o comentário da Aline, na Rede de Santos, a partir de 2002, a Secretaria de Educação firmou parceria com uma Universidade e custeou a formação em Pedagogia/Normal Superior, a todos os educadores das creches e escolas municipais que possuiam apenas o magistério (Formação presencial, com duração de 3 anos). Para os educadores, chamados monitores de creche das unidades da Rede e para os educadores das entidades conveniadas que atendem crianças de 0 a 5 anos e que não possuiam sequer o Magistério, a Secretaria, com autorização do MEC, abriu, em 2004, o Curso de Magistério/Normal, presencial, com duração de 2 anos, pós ensino médio, na Unidade Municipal de Ensino Profissional Acácio de Paula Leite Sampaio. <br />As disciplinas do Curso foram ministradas por educadores da própria rede de Santos, pertencentes às Equipes Técnicas, como Supervisores de Ensino, Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais.<br />Priorizando as categorias citadas acima como as primeiras a receberem essa formação, o Curso passou a ser muito procurado pela população em geral. Esse ano, formar-se-á a última turma desse curso cujo currículo é excelente.<br />Assim, em tempos de inclusão e aproveitando-se a experiência profissional daqueles que não possuem a teoria, mas atuam na prática, o poder público local investiu na formação de todos os educadores.<br />Sou Lilian Pitta, Diretora de Escola (concursada, pois aqui todos os funcionários públicos de todos os cargos são concursados) 26 anos de magistério, sendo 20 na Prefeitura de Santos.LILIAN PITTAnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7439630899069100718.post-85596530306266832572010-04-09T22:46:44.149-03:002010-04-09T22:46:44.149-03:00Luiz,
Boa noite!!!
Estive na palestra hoje e gosta...Luiz,<br />Boa noite!!!<br />Estive na palestra hoje e gostaria de começar pela última frase de seu post: "É na escola que o debate de financiamento precisa chegar." É verdade, acredito que sabendo mais sobre este tema, cada um dos atores do processo educativo poderá ser mais ativo no processo de construção de novos rumos para a Educação Brasileira. <br />Pensando nos novos rumos da Educação Infantil Brasileira, gostaria de discutir sua resposta a uma pergunta feita na plenária sobre a questão da obrigatoriedade de formação específica para educadores de creche, que vc respondeu que legalmente,caso haja o professor não há problema de existir um outro profissional sem formação específica. Pergunto: e educativamente? Quero responder: Muitos! A existência de um outro profissional em sala de aula, além do professor sem formação inicial específica, com direitos,salários e cargas horárias diferentes, com responsabilidades diferentes traz prejuízos enormes para a prática educativa. Estes prejuízos são de ordens diversas desde questões práticas numa dissociação do tão falado educar e cuidar quanto questões mais conceituais de qualidade exigida pelo trabalho: por que um médico não pode ter um auxiliar sem formação técnica específica e um professor pode? São profissões com diferentes graus de importância? <br />Entendo que já passou da hora de encararmos a Educação Infantil (em especial a derstinada à crianças de 0 a 3 ano) com a importÂncia merecida.<br />Fico por aqui na crença de que juntos construiremos uma Educação Infantil de Qualidade para todas as crianças brasileiras!<br />Obrigada pela manhã de hoje!<br />Abraço,<br />AlineAline Rossihttps://www.blogger.com/profile/17281032122846435887noreply@blogger.com